segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Uma breve explicação na formação de um Ego estruturado.


Segundo a teoria psicanalítica de W.Bion, onde Continente (Representante mãe) e Conteúdo (Representante bebê) , se faz à partir do momento em que o infante se direciona a mãe, seja através do choro, olhar ou mesmo do silêncio, direcionando a ela, elementos não entendidos para que a mãe possa traduzi-los e ao mesmo  tempo, retornar ao bebê em forma de continente como elementos Alfa. Ou seja, acalmar e fazer com que ele perceba que existe alguém ou algo que está ali para atender as suas necessidades.  Quando esse processo não ocorre de forma adequada, seja por dificuldade da mãe de se fazer continente em elaborar os conteúdos enviados pelo seu bebê, pode ocorrer um entendimento de total desamparo do bebê, iniciando à partir daí um sintoma, que irá surgir mais a frente podendo persistir para o resto de sua vida. Isso explicaria muito bem alguns casos de autismo, onde a criança não interage com o meio a sua volta, criando um universo paralelo, onde não existe o EU / TU, e sim EU e objetos inanimados, isso em função dos conteúdos enviados não terem sidos processados pela mãe e ao mesmo tempo não retornando como elemento alfa, ficando assim contidos no bebê como algo de grande ameaça, gerando  uma ausência do outro como objeto de amparo.
Segundo Bion, o que impede que ocorram sintomas, sejam eles de grande complexidade como o autismo e as psicoses, é o fato do sujeito bebê, ter uma mãe continente e ao mesmo tempo ser ele capaz de conseguir receber esses conteúdos alfa, elaborando para si a possibilidade da formação de um EGO bem estruturado. A isso Bion deu o nome de K (knowledge) que significa conhecimento. E  -K,  que seria o inverso, onde o sujeito não teria esse conhecimento ou a possibilidade de entendimento necessário para o formação de um EGO estruturado para sua existência dentro das exigências da civilização.
 O que fazer quando esse K não está presente após a primeira infância?
Seria através das sessões de psicanálise, onde o analista irá representar a posição de continente no lugar da mãe, interpretando os conteúdos  -K que serão enviados  pelo analisando através da fala. Esses conteúdos,  irão retornar ao analisando como elementos alfa sendo eles elaborados e criando assim um entendimento K necessário para uma existência satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Pesquisar este blog